Papel do Médico Veterinário na Saúde Pública

dezembro 13, 2007

A medicina veterinária tem como objetivo principal, a programação e a preservação da saúde dos animais. Ao concretizar este fundamento, o médico veterinário estará promovendo e preservando a saúde humana, em razão da diminuição do risco de transmissão de doenças ao homem, proporcionando alimentos de melhor qualidade.

A saúde pública inclui atividades do médico veterinário, sendo as áreas de atuação o controle das zoonoses e a higiene dos alimentos. Mediante seus conhecimentos específicos, está apto a garantir a qualidade da saúde da população animal, proporcionando melhores condições ambientais e orientando a população humana quanto aos princípios básicos de saúde. A Organização Mundial de Saúde tem insistido aos países membros, quanto à necessidade de participação do médico veterinário na administração, planificação e coordenação de programas de saúde.

O médico veterinário desempenha atividades relacionadas exclusivamente com a saúde dos animais, como administrador de saúde pública, como clínico de animais de pequeno porte. Tendo funções nos serviços de epidemiologia, nos laboratórios de pesquisa e nas instituições especializadas na preparação e controle de produtos biológicos e de medicamentos. Atuando nos programas de controle ambiental, em saneamento e na preservação e controle da fauna.

Por conseguinte, podemos afirmar que o homem tem sido o principal beneficiário, tendo ao seu dispor, alimentos em quantidade e com qualidade, ambiente saneado, com controle de doenças transmissíveis, e a compreensão de fenômenos básicos relacionados com os processos reprodutivos e com as doenças não transmissíveis, sendo proporcionados estes fatores devido ao profissional denominado médico veterinário.

About these ads

3 Respostas para “Papel do Médico Veterinário na Saúde Pública”

  1. gabrielle disse

    eu amo animais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Jamila disse

    o papel do medico veterinario na saude publica e de extrema importancia embora, haja muita falta de consiredacao em relacao a profissao.
    ele garante o bem estar animal e em simultaneo a nossa saude.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: